Venha fazer parte da KTO
x

Post de Leandro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parabéns, pelo conteúdo informativo e rico em gráficos, que demonstram de uma forma simples e objetiva.

em Bate-Papo da Torcida > Garro e Coronado - A importância do scout para trazermos ótimos...

Em resposta ao tópico:

Para quem não sabe, o scout de jogadores é um trabalho extremamente valioso para se montar uma ótima equipe em que envolva um esporte coletivo. Seja no futebol, no basquete, no baseball (assistam Moneyball - O Homem Que Mudou o Jogo).

No futebol não é diferente, estamos vivendo uma era em que jogadores comuns e até de habilidade sofrível custam uma fortuna no futebol brasileiro. Mas qual é a razão disso? Simples. O mercado de transferências de jogadores está inflacionado. Não só no Brasil, mas também nas economias mais aquecidas da Europa, Oriente Médio e Ásia. Talvez em alguns clubes da MLS também.

Dinheiro disponível e vontade de sobra para contratar em alguns clubes grandes, jogadores sendo preparados para ser vendidos e não para jogar e durarem clubes médios e pequenos, empresários famintos para embolsar gordas comissões em jogadores que não tem futebol nem para a Série C, enfim, várias razões. Tudo isso para explicar a enorme dificuldade em se montar um time competitivo de futebol no nosso cenário do futebol brasileiro sem gastar uma fortuna.

Só lembrando que o SCCP já gastou praticamente 100 milhões de reais para trazer os reforços que já chegaram ao time (Félix Torres, Rodrigo Garro, Pedro Raul, Raniele, Diego Palacios, Gustavo Henrique e Hugo)

Falando sobre o Garro, me recordo que quando começou a especulação sobre ele, achei que fosse simplesmente coisa de torcedor do fórum ou da Fiel Twitter jogando mais um nome que a diretoria não ia contratar. Eu estava totalmente enganado, e ainda bem que eu estava mesmo.

Fiquei assustado ao ver que o Corinthians estava realmente trazendo esse cara, um jogadorzaço, só para resumir: o melhor jogador do campeonato argentino do ano passado (2023).

Não sou só eu que estou falando isso, mas sim o Sofascore (uma das ferramentas que também é usada como apoio para análise de jogadores por scouts mundo afora). Abaixo, vocês conseguem ver os 10 principais jogadores do Campeonato Argentino 2023:

Mapa de calor do Garro no Campeonato Argentino 2023:

Lembrando que uma 'nota boa' no Sofascore é literalmente um 7.0 para cima. É claro também que a maioria dos jogadores não conseguirão jogar bem todos os jogos, mas dá para se ter uma ideia boa de quem vale a pena investir e de quem não merece tanta atenção para a análise. Aqui abaixo estão os últimos 8 jogos antes dele se transferir para o Corinthians. Vejam os ótimos números do Garro abaixo:

Enfrentou River, Boca, Independiente, Velez tanto na Copa Argentina e na Liga Argentina. Mesmo perdendo, conseguiu fazer uma nota 8.9 contra o River fora de casa e a pior nota foi um 6.5 contra o forte Boca em casa. Após essas duas partidas, fez ótimos jogos contra Arsenal, Atlético Tucuman, Banfield, Velez (fez até um gol nesse jogo) e terminou a última partida fazendo gol e dando assistência.

Um jogador muito habilidoso e em falta no futebol brasileiro, que caberia em QUALQUER um dos 20 clubes da nossa Série A.

Tenho certeza que com paciência, cuidado e planejamento tático, o Garro será uma excelente peça no nosso meio- campo, sem duvida nenhuma.

Agora, sobre o Igor Coronado, esse é um jogador ainda mais badalado e estrelado do que o Garro.

Tudo bem, é um jogador mais velho que joga o Sauditão, uma liga de dificuldade média com algumas equipes fracas. Ok, é justo ver as coisas dessa maneira.

Mas mesmo assim, apesar de ter uma carreira em clubes desconhecidos na Europa (talvez o mais conhecido é o Palermo da Itália) sempre foi um jogador de destaque por onde passou e melhorou ainda mais os seus números nas últimas temporadas no Sauditão - ele é simplesmente o sexto melhor jogador da liga saudita, realizando partidas e performances melhores do que o Mahrez, Malcom e o N'Koudou, ficando um pouco atrás do Milinkovic-Savic, do Talisca e do monstro CR7:

O estilo de jogo do Coronado é bem mais avançado e digamos, 'mais expressivo' e de explosão do que o jogo do Garro. Ele tem um estilo de jogo que lembra muito bem o Everton Ribeiro no Flamengo, um meia ofensivo que chega para deixar a bola no último terço do campo, que gosta de espetar e de fazer o trabalho difícil na frente para a deixar a bola limpa para o atacante lá na frente. Um 10 mais moderno, quase como um ponta mas muito mais centrado quase que na grande área. E os números dele jogando pelo Al-Ittihad não deixam nem um pouco a desejar, seguem alguns jogos do meio da temporada abaixo:

Mapa de calor do Coronado:

Enfim, esperamos que o negócio do Igor Coronado se concretize para termos duas ótimas opções no meio que irão agregar e muito no jogo e no esquema tático que será montado pelo mister António Oliveira.

Só nos resta torcer, E VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Leandro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Henrique Corinthiano

    Samir cravou - Não vão renovar com o Fagner e mais medalhões! Estávamos certos?

    Última resposta há 1 segundo por davido OLIVEIRA

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Orleans

    Imprensa Saudita aponta declínio técnico do Romarinho!

    Última resposta há 16 segundos por Igor Cardozo dos Santos

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Safio Corinthians

    Como a torcida se comportou com o Cássio no banco em 2016?

    Última resposta há 23 segundos por Pedro Teixeira

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de VIÚVA VP

    Nesse dia meu VP deu um show de táticas

    Última resposta há 36 segundos por Jorge Bueno

    90respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Santos Sa

    Só Cássio?

    Última resposta há 37 segundos por Marcel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roberto Carvalho

    Leverkusen absurdo

    Última resposta há 45 segundos por Andre andre

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Fernando

    Esse tipo de notícia pode vazar?

    Última resposta há 54 segundos por carlos mg

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mulantônio Burreira

    Fora Cássio

    Última resposta há 1 minuto por zzba bazz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Moe Szyslak

    O Provável ataque do Corinthians (marcar pressão alta)

    Última resposta há 1 minuto por Léo timão

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de lazaro heroi

    Teoria sobre Palacios

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Tannuri

    9respostas

    acessar o tópico