Venha fazer parte da KTO
x

Post de Adriano no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Dei esse pacote de presente para o meu pai na época. Um achado, porque esgotou rápido

em Bate-Papo da Torcida > Bíblia do Corintiano, 2010

Em resposta ao tópico:

Bíblia, Alcorão, Bhagavad Gita, Tripitaka... Se toda grande religião tem um livro, por que não o Corinthians?

Pois a Bíblia do corintiano publicada pela editora Panda Books (sem relação com Gianfranco “Panda” Beting), no Centenário do clube, é mais que um livro. É uma caixa contendo réplicas de 30 documentos históricos que todo colecionador corintiano gostaria de ter; além de um livro também, claro. Vamos aos itens, em ordem cronológica (na medida do possível, já que nem todos são datados):

Nota publicada em O Commercio de São Paulo de 22.09.1910, dando notícia da fundação do Corinthians, “com o fim de desenvolver o conhecido e apreciado sport bretão”. E ata da assembleia geral de 11.04.1913.

Diploma de campeão do Centenário da Independência (o ano do Bicentenário ainda não acabou...). E primeira revista oficial do Corinthians, publicada originalmente em outro 7 de setembro, onze anos depois (falaremos mais dela em outro momento).

Retrato do time de 1929. Observações: 1) o verso da caixa e alguns sites que a descrevem se confundem ao dizer que esse time é de 1910; 2) está escrito na legenda que é o Esquadrão Mosqueteiro de 1928-9, mas é só de 1929, porque Peres não jogou no Corinthians em 1928; 3) esse apelido surgiu após a vitória de 3x1 sobre o argentino Barracas, na Fazendinha, mas essa escalação da foto só veio a acontecer em 01.09.1929, quando venceu o Sílex por 7x0, também na Fazendinha, então provavelmente o retrato alude ao aniversário do clube. Ah, e partitura do primeiro hino corintiano, de 1930, composto por Larosa Sobrinho e Eduardo Dohmen – “Luctar, luctar é o nosso lêma sempre, para a gloria...”.

Cartão comemorativo do bicampeonato 1951-2. E capa de A Gazeta Esportiva de 07.02.1955, homenageando o Campeão do IV Centenário.

Retrato do goleiro Gylmar dos Santos Neves – o autógrafo dele está no verso; esse que aparece na foto é de Constantino Viotti, fotógrafo da revista oficial do clube nos anos 50. Cordel O sapo que desgraça o Corinthians , publicado por Franklin Maxado (isso mesmo) Nordestino em agosto de 1976, a respeito do jejum. E ingresso para a famosa invasão corintiana, Maracanã, 05.12.1976.

Ingresso para a final do Paulista, Morumbi, 13.10.1977. E flipbook do gol de Basílio, que sacramentou o título de 1977. Flipbook ou folioscópio é um livreto em que cada página tem um fotograma, aí o leitor folheia rapidamente, o que permite rever esse momento histórico, como se fosse um filminho.

Trecho do diário do professor José Teixeira, no qual, em letra cursiva, o então preparador físico de Oswaldo Brandão registrou os bastidores do título de 1977 – aliás, ele também publicou um livro em que trata do assunto, intitulado História de um tabu . E republicação do jornal Coração nº 49, de 14 a 20.10.1977, sobre a mesma conquista. Obs.: o subtítulo “o jornal da maior torcida do Brasil” pode passar a impressão de que era publicado por uma torcida organizada, mas na verdade era um semanário independente.

Reprodução de 31 páginas da Placar nº 391, de 21.10.1977, que contam em texto e ilustrações a história dos 73 gols da campanha que quebrou o tabu – inclusive os que não foram gravados em vídeo. Envelope autografado pelos campeões de 1977. E cartão do Natal de 1977, de Vicente Matheus.

Cartão (?) comemorativo do título de 1979. E capa de A Gazeta Esportiva de 13.12.1982, homenageando o título paulista deste ano.

Programa – em inglês – da excursão do Corinthian-Casuals FC ao Brasil. Certificado de comparecimento ao amistoso que disputou com os veteranos do Corinthians, Pacaembu, 05.06.1988. Cartão postal do Parque São Jorge. E charges de Laerte, sem data.

Ingresso para a final do Brasileiro, Morumbi, 16.12.1990. E capa de A Gazeta Esportiva de 17.12.1990, homenageando a conquista.

Ingresso para a final do Mundial, Maracanã, 14.01.2000. Convite para a inauguração do Memorial do Corinthians, em 06.03.2008, ilustrado pelo retrato de Baltazar. E ingresso de cinema para Fiel – o filme , de 06.05.2009 (a pré-estreia tinha sido em 06.04.2009 e a estreia em 10.04.2009).

Para finalizar, livro Bíblia do corintiano , com 302 páginas em papel bíblia e capa de couro com zíper. Conta brevemente a história e curiosidades do Corinthians em capítulos como “Novo testamento alvinegro” e “Versículos corintianos”. Escrito pelo professor Celso Unzelte (que, aliás, organizou a caixa), garantia de bom conteúdo. Obs.: é bem diferente das bíblias que as editoras Prime Books e Almedina publicaram sobre a seleção e três clubes cariocas.

Em resumo, abrir essa caixa e revirar seu conteúdo não é só fazer uma viagem no tempo, mas sentir a história na pele.

Responder ao post do Adriano

Réplicas desse post

Foto do perfil de Laércio

Laércio 279 posts

@lbecker em 07/09/2022 às 21:11

Imagino o quanto seu pai se emocionou com esse belo presente, parabéns!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Madruguinha da fiel

    Matheuzinho se reinventando...

    Última resposta há 2 minutos por Renato Sardinha

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rhyan Capello

    Cruzeiro tem interesse na contratação de Cássio

    Última resposta há 2 minutos por XANDÃO POLEMICO

    51respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pedro Pojar

    Carlos Miguel e sua reposição de bola

    Última resposta há 2 minutos por Franklin Tinoco

    102respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Sandra Lima

    Arte louca. Carlos miguel

    Última resposta há 5 minutos por Hem Mc

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro dos anjos

    O Palmeiras vai ter mais torcida que nós

    Última resposta há 6 minutos por Filósofo Estóico

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Keka Fordk

    Antônio Oliveira tirando leite de pedra só analisar os contexto

    Criado em 5 horas por Keka Fordk

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    A E&Y já deu a letra e continuam explorando o clube?

    Última resposta há 9 minutos por MIRTINHO SANTINI

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Vinicius Bosso Kocsis

    Vender o Parque São Jorge!

    Última resposta há 10 minutos por MIRTINHO SANTINI

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Fernando

    Carlos Ancelotti mandou a letra?

    Última resposta há 11 minutos por EDUARDO VIEIRA DE SOUZA

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Falcão

    Paulinho quer renovar por 1 ano e meio. Piada! Quero ver o Augusto cumprir a palavra dele

    Última resposta há 14 minutos por Mateus Menezes

    23respostas

    acessar o tópico