Últimos respondidos
-
Bate-Papo da Torcida
Augusto Melo o Barney Rubble da Fiel
respondido por Erisson há 1 segundo
ver topico -
Bate-Papo da Torcida
Cássio não vai enfrentar o Corinthians!
criado por Timon há 52 minutos
ver topico
O Timão que nos pensamos que não nos ouvem
Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/12/2018 às 16:34
Por marcelo fernandes
(@batman)
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/em-sala-de-guerra-corinthians-monitora-o-que-fiel-comenta-sobre-possiveis-reforcos.ghtml Em 'Sala de Guerra', Corinthians monitora o que Fiel comenta sobre possíveis reforços |... Clube investe em tecnologia para entender melhor o torcedor pelas redes sociais e ampliar receitas globoesporte.globo.com
Li essa materia e achei interessante compartilhar com vocês nossos irmaos
Em 'Sala de Guerra', Corinthians monitora o que Fiel comenta sobre possíveis reforços
Clube investe em tecnologia para entender melhor o torcedor pelas redes sociais e ampliar receitas
Por Bruno Cassucci — São Paulo
19/12/2018 13h38 Atualizado há 2 horas
Você é daqueles torcedores que ficam ansiosos durante a janela de transferências e adora usar as redes sociais para pedir reforços ou cornetar possíveis contratações? Pois saiba que, se você é corintiano, sua voz está sendo ouvida. Ou melhor, seus posts estão sendo analisados.
Semanalmente, o diretor de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, e outros cartolas do clube recebem um relatório sobre o que a Fiel está comentando no Twitter e no Facebook sobre jogadores que estão na mira do clube.
Este material é só uma parte do trabalho desenvolvido no War Room (Sala de Guerra, em livre tradução do inglês), espaço criado há dois meses no Parque São Jorge pela área de tecnologia do clube.
A 'Sala de Guerra' do Corinthians de olho nas redes sociais
Globo Esporte SP
--:--/--:--
A 'Sala de Guerra' do Corinthians de olho nas redes sociais
No local, diante de oito telas com gráficos e estatísticas atualizadas em tempo real, trabalham analistas de redes sociais e membros dos departamentos de marketing e comunicação do Corinthians.
– É necessário a gente entender a tecnologia como uma possibilidade de retorno financeiro ao clube, não apenas uma área de manutenção ou serviços. O presidente Andrés Sanchez concordou com isso e, desde o começo do ano, idealizamos essa sala para o clube ser mais assertivo e, assim, ter infinitas possibilidades de se comunicar melhor e atrair novas receitas – explica Fabio Petrillo, responsável pelo setor de tecnologia do Timão e um dos a criação da sala.
Para produzir os relatórios sobre reforços, os analistas do Corinthians catalogam publicações nas redes sociais e as classificam em sentimentos. As notícias sobre a volta do técnico Fábio Carille, por exemplo, geraram uma onda de euforia. Já a possível contratação de Luan, do Atlético-MG, não teve boa aceitação logo que surgiu no noticiário – o motivo ainda está sob análise, e pode ter relação com as condições da transferência, como a liberação de Clayson para o Galo.
&Ndash; Essas informações ajudam a subsidiar a direção a tomar decisões. Não é isso que decide. Sempre será fundamental a sensibilidade do gestor, mas esse relatório o auxilia – conta Tiago Oliveira, diretor de comunicação do Corinthians.
O departamento de futebol também recebe relatórios do que a torcida está dizendo nas redes sociais no intervalo e depois das partidas.
+ CLIQUE AQUI e veja mais notícias do Corinthians
Sala de Guerra do Corinthians, no Parque São Jorge — Foto: Bruno Cassucci
A Sala de Guerra também ajuda o clube a definir estratégias de comunicação, mensurar o impacto de ações de marketing, gerir crises e se aproximar do torcedor. Os canais de venda pela internet e o site oficial do Timão também são monitorados no local.
Tais práticas são comuns no meio corporativo e também em campanhas políticas, mas ainda engatinham nos clubes brasileiros.
– Apenas os dados, sem inteligência e capacidade de análise, não fazem sentido. Trabalhamos para aprimorar essa BI ('business inteligence', ou inteligência dos negócios) para cada vez mais oferecer informações aos diferentes departamentos do clube – comenta Tiago Oliveira.
Recentemente, o Corinthians também lançou o 'Loko da Fiel', robô que conversa com torcedores por meio de aplicativos de troca de mensagens. As interações nesta plataforma também são analisadas pelo clube.
O Corinthians reconhece que a Sala de Guerra tem muito potencial ainda não explorado. Com o tempo, o clube quer refinar a análise das redes, adquirir novos softwares, identificar melhor os hábitos de consumo da torcida e cruzar informações com a base de dados do Fiel Torcedor.
– Você vai qualificando o torcedor, entendendo o perfil dele, seus interesses... A partir disso, podemos desenvolver ações com patrocinadores, direcionar investimentos e nos comunicarmos melhor com a Fiel – afirma Fábio Petrillo, que vê a área de tecnologia como fundamental para o Corinthians estar à frente dos rivais e aumentar as receitas.
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão
Tópicos recém criados no Fórum do Meu Timão
|Wesley em páginas do ( Liverpool, Manchester United, West ham, Barcelona Borussia, Juventus ... )16
|UOL faz nova reportagem hoje escancarando dívida do Corinthians13
|Vi um pouco do treino do Cássio no cruzeiro e vou falar, a diretoria vai se arrepender28
|Se depender da ESPN o Corinthians nem precisa jogar amanhã ,o Botafogo é muito superior!17
Responder tópico
Últimas respostas
Com 40 milhões de manos não se brinca. Vamos aguardar mais um tempo, pois, com essa diretoria temos sempre que ter um pe´atráz!
@lipao88 em 19/12/2018 às 17:14
Legal..
@25091975 em 19/12/2018 às 16:41
Como é que fala com esse robô, Loko da fiel? Qual o aplicativo?
@rodrigo.de.souza.gon em 19/12/2018 às 16:40
Acho que os pontos negativos não são analisados, senão já teria devolvido o Avelar...