Venha fazer parte da KTO
x
O maior erro do Corinthians ficou totalmente excplícito no jogo contra a Ponte Pr
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

O maior erro do Corinthians ficou totalmente excplícito no jogo contra a Ponte Preta

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

5.1 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

O maior erro do Corinthians ficou totalmente excplícito no jogo contra a Ponte Preta

Rodrigo Garro se lamentando durante jogo do Corinthians contra a Ponte Preta

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Quem assistiu ao jogo entre Corinthians e Ponte Preta no último domingo (25) ficou, com certeza, muito angustiado. O gol tomado logo nos minutos iniciais da partida deu a pitada a mais de drama (se é que precisava) para o embate.

Antes de chegar no ponto-chave dessa coluna, é preciso ressaltar que o Corinthians fez uma partida muito boa se analisarmos apenas a atuação. A equipe de António Oliveira teve volume de jogo, posse de bola, chances. Foi, de longe, algo que não víamos há algum tempo. Têm dias que a bola não entra mesmo, é do jogo. Nem sempre o melhor ganha. Já houve vezes em que o próprio Corinthians não jogou nada e avançou.

E é exatamente isso, na minha opinião, que o Corinthians precisa trabalhar nessa possível segunda pré-temporada se for eliminado mesmo do Paulista. A pontaria.

Segundo o Sofascore, foi o duelo com maior número de chutes ao gol desde 2019, maior posse de bola e cruzamentos na base de dados deles! Isso é impressionante, realmente, visto que o clube vem de um declínio no ataque muito antes disso. Mas dessas chances, quantas foram em direção ao gol?

Reprodução Internet

Reprodução Internet

Apenas quatro delas. É pouco para o volume criado.

António precisa treinar mais essa questão com os atletas. Se por um lado melhoramos demais na criação, pecamos nas poucas chances que realmente foram em direção à meta adversária. Esse deve ser o objetivo agora: acertar essa pontaria para que, mesmo se criar menos, ser mais efetivo.

Isso aqui não é uma crítica negativa, não, pessoal. É, na verdade, um fio de esperança que eu não sentia faz muito tempo. No geral, era regra o Corinthians começar perdendo e se entregar, desistir. Domingo não foi assim. Tanto que o time saiu aplaudido de campo.

A melhora na postura é um começo promissor para esses atletas. O trabalho psicológico pode estar fazendo efeito porque, se você buscar na memória, sempre que pressionados, os jogadores começavam a entregar não futebol, mas um show de horrores de erros atrás de erros.

Poderia ter colocado mais a bola no chão? Claro. Mas foi uma melhora tão evidente que os erros se tornam pequenos detalhes e, ouso dizer, que se não fosse as cinco derrotas no começo do campeonato, a torcida não teceria sequer uma crítica ao time agora.

É preciso treinar mais questões táticas e técnicas, principalmente essa última, mas o caminho é este. O Corinthians, em muito tempo, pode voltar a dar alegrias ao seu torcedor. A raça já recuperamos, agora vem toda questão que não depende apenas da vontade, mas que parece já estar alicerçada sob o comando do treinador português.

Foi uma derrota que ensinou e que evidenciou o que está certo e o que ainda falta acertar.

Vai, Corinthians!

Veja mais em: Campeonato Paulista e Corinthians x Ponte Preta.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?