Venha fazer parte da KTO
x

Post de Kluis no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não bate com o jogo que eu vi. Vi falha nos 2 gols, esses passes pra frente que você diz que é um avanço foram mais o garro e o coronado se livrando da bola do que passe propriamente dito. Pelo lado bom, eu vi um primeiro tempo regular. O time compactado e o que faltava mesmo era acertar e acelerar os passes curtos. Talvez fosse o caso de acertar só isso no intervalo, mas a saída do Wesley no intervalo fez o time capotar. Não adianta ter 2 meias se todo mundo sabe que a bola vai no centroavante. Ou os meias se aproximam e criam chance ou fica em lançamento pra atacante marcado por 2, que foi o que aconteceu.

Pra mim, a decepção do jogo foi justamente a dupla Garro e Coronado, porque esperava que eles criassem o espaço, se movimentassem pra receber, tabelassem entre eles, mas na prática, o que se viu foi um lançando pela direita e outro pela esquerda pra dois atacantes marcados. Não sei se faltou inteligência ou capacidade, porque em passes curtos eles erraram praticamente todos

em Bate-Papo da Torcida > Análise tática do jogo Juventude x Corinthians - decepção com...

Em resposta ao tópico:

Foram tantos erros que é difícil classificar. Mas pra mim o menos pior foram as finalizações de Yuri e Romero: em primeiro coloco a falha estratégica do Lazaroni, e em segundo a falha bizonha do Cássio. Foi um Corinthians não só irreconhecível, como também destoante com a estratégia do António. Com olhos analíticos, vamos analisar cada uma dessas falhas, para direcionarmos nossas críticas nas pessoas certas.

PRIMEIRO TEMPO

O Corinthians jogava num 3-5-2 alternando para um 3-4-3 ou 4-3-3 com os meias fortemente fixos no meio. Os primeiros 10 minutos foram de um Corinthians pressionando muito e atacando muito. Nesse tempo o Corinthians deu 4 chutes a gol, 3 a gol e 1 bloqueado, sendo 2 de fora da área. Juventude procurava usar de contra-ataque, mas com pouca efetividade.

A partir dos 20 minutos, o Juventude começou a aparecer mais, mas ainda com pouca efetividade. Mas Nenê estava muito isolado, os jogadores do Juventude estavam muito afastados entre si. A única saída deles era tentar acelerar os passes, mas isso não era feito. Com isso o Corinthians facilmente interceptava esses passes e retomava o jogo. A melhor chance do Juventude foi um ataque pela direita com toque rasteiro no meio aos 28 minutos, mas os zagueiros facilmente desarmaram o atacante.

O jogador mais incisivo em campo sem dúvida foi Igor Coronado. Extremamente refinado, podemos dizer que ele é uma mistura de Paulinho com Renato Augusto e Douglas: rápido, armador, finalizador e infiltrador. Foram dele que os ataques fluíam com mais perigo, e com forte poderio ofensivo.

O problema da efetividade do Corinthians em ataque se devia ao fato de Garro estar jogando muito atrás pra tentar criar da, sendo que ele é um meia-atacante camisa 10 igual Coronado. Ele não é um Cantillo, que é um volante regista que faz justamente isso - e que por sinal fui muito contra a saída dele por fazer falta um regista no futebol atual - mas Fausto Vera pode fazer a função. Se Lazaroni queria isso como estratégia, deveria ter escalado Fausto e não Garro.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, Lazaroni sacrificou Wesley, que realmente foi muito bem no primeiro tempo, para entrar Maycon. Com isso liberou Garro e Coronado para irem ao ataque. E logo nos primeiros minutos houve dois lances perigosos, uma delas na qual Yuri não aproveitou bem.

E então Jean Carlos me faz um golaço de longe. Talvez desse pra defender se o Cássio tivesse bem posicionado, mas foi um chute muito bem realizado.

Após o gol, o Corinthians continuou jogando com alguma intensidade. Lazaroni mexe novamente, colocando Gustavo Silva e Pedro Raul nos lugares de Yuri Alberto - que infelizmente não jogou bem - e Romero.

Mas aí o Cássio me faz uma lambança gigantesca ao tocar curto para Félix Torres, mas sendo interceptado pelo autor do primeiro gol, que tocou para Lucas Barbosa sozinho na área.

Só aos 20 minutos é Lazaroni coloca Fausto Vera no lugar de Ranielle, e aí sim o Corinthians mudou de atitude, uma vez que Vera entraria com mais liberdade pelo centro sendo muito incisivo em ataque. Mas de pouco adiantou porque o time caiu demais de rendimento, e pelo visto Lazaroni colocou Gustavo apenas de figurante porque ele foi pouquíssimo acionado pelo coletivo. Foi só quando Paulinho entrou em campo que deu uma melhorada no time, mas não o suficiente pra bater de frente com o Juventude, que passou até a fazer marcação alta.

O Corinthians chegava ao ataque…mas era cada finalização em direção ao Caxias que até assustava! No final o Corinthians até ensaiou ataques num 4-5-1 dos mais confusos e com pouca efetividade, até o fim do jogo.

Apesar do jogo ruim, é digno de nota que o Corinthians buscou mais passes para a frente. Faz alguns anos que o Corinthians tocava bem mais pra trás e para um lado específico do que pra frente, para privilegiar um jogador específico. Agora a mesma quantidade de passes para a esquerda foi pra direita, e teve muitos passes para a frente. Esse é um ponto positivo que deve continuar.

O que assusta é a quantidade de chutes para fora: 11 vezes, e apenas 2 chutes a gol. 10 chutes foram na área do pênalti.

CONCLUSÃO


Ouso dizer que Lazaroni falhou na estratégia de recuar Garro. Pois apesar das falhas do Yuri e Romero, muito do jogo foi decidido pelo recuo do Garro. Por isso a derrota é mais devido a Lazaroni do que ao resto do time.

No jogo contra o Atlético enfrentamos um adversário de igual pra igual, mas neste jogo enfrentamos um adversário falho tecnicamente cujos gols saíram em lances específicos, uma delas de uma pataquada incrível. Tudo isso somado a uma falta estratégia do treinador sem lógica, do nível de Vanderlei Luxemburgo. Naturalmente que temos que desenvolver as finalizações que estamos devendo, mas não é possível deixar de passar uma falha de posicionamento tão grande como o que foi visto nesse jogo com Garro, gerando um demérito sem necessidade. Certamente António brigará muito com o time…e é bom que o Cássio escute quieto, pois ele está devendo muito mais do que ajudando.

Responder ao post do Kluis

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Cascão

    A divida caiu muito

    Última resposta há 5 segundos por fabio pires

    39respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jubileu Barriga

    Carlos Miguel merece ganhar 500 mil

    Última resposta há 10 segundos por Donald 007

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jp Barreto

    Principal portal Botafoguense analisando o Corinthians

    Última resposta há 16 segundos por Roberto Carvalho

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bigode Voador 1910

    Ele vem!

    Última resposta há 17 segundos por Maloqueiro Sofredor

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chefe Charlie Cavalo

    (OFF) Al-Hilal

    Última resposta há 23 segundos por Lucas

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Girotti 100Rumo

    Comparando Jogadores que sairão como os contratados ou que já estavam e substituiu

    Última resposta há 28 segundos por Eder Silva

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tommy Silva

    Fagner

    Última resposta há 35 segundos por Gabriel Almeida Brito

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bundagner

    Wesley em páginas do (Liverpool, Manchester United, West ham, Barcelona Borussia, Juventus...)

    Criado em 58 segundos por Bundagner

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Aécio Oliveira

    Kayke, só joga se renovar

    Última resposta há 46 segundos por Tiago Rodrigues Lopes

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maria Regiane Dos Santos

    Os valores oferecido ao Corinthians é no mínimo duvidoso

    Última resposta há 59 segundos por Jorge Rise Salomão Virulilo

    28respostas

    acessar o tópico