Venha fazer parte da KTO
x

Relembre jogadores de Corinthians e Santos que 'pularam o muro' entre as equipes

4.1 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Giuliano tentando recuperar a bola contra o Santos

Jhony Inácio/Meu Timão

A história entre Corinthians e Santos, marcada por mais de 110 anos e 350 jogos, é repleta de intensa rivalidade. Ao longo dos anos, vários jogadores experimentaram o desafio de vestir as camisas de ambas as equipes. Giuliano, meio-campista recentemente transferido do Timão, está prestes a seguir esse mesmo caminho, agora no clube santista em 2024.

A lista chama a atenção pela quantidade de atletas, incluindo ídolos, que decidiram trocar o uniforme para defender o rival. Entre essas figuras, destacam-se Marcelinho Carioca e o artilheiro da história do Corinthians, Cláudio. O Meu Timão montou uma lista de jogadores que optaram por "pular o muro" quando o assunto é Corinthians e Santos. Confira!

Marcelinho Carioca

X

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Marcelinho Carioca foi um dos nomes que chegou a trocar o clube pelo Santos, em 2001. O ex-jogador tomou essa decisão após desentendimentos com o técnico da equipe na época, Vanderlei Luxemburgo, além de conflitos com outros jogadores, como o zagueiro Scheidt e o meia Ricardinho.

Após três meses na equipe santista, Marcelinho Carioca deixou o Brasil para se juntar ao Gamba Osaka, no Japão. Durante sua breve passagem pelo Santos, disputou 15 partidas e marcou cinco gols. O jogador, mais tarde, retornou ao Corinthians em duas ocasiões, encerrando sua carreira no clube em 2010.

Alessandro

X

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

O ex-lateral Alessandro pulou o muro do Santos para o Corinthians em 2008. Ele chegou ao clube do Parque São Jorge a pedido de Mano Menezes e tinha a mesma missão dos tempos de Grêmio, quando trabalhou com o técnico: conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro e voltar à elite do futebol nacional.

A contratação de Alessandro foi altamente bem-sucedida. Durante seu período de 2008 a 2013, ano de sua aposentadoria, o lateral disputou 259 jogos, anotou quatro gols e ajudou na conquista de sete títulos: Série B de 2008, Paulistas de 2009 e 2013, Brasileiro de 2011, Copa do Brasil de 2009, Libertadores de 2012 e Mundial de 2012.

Ricardinho

x

José Manoel Idalgo/Agência Corinthians

Após se destacar como capitão no Santos durante a conquista do título brasileiro de 2004 e marcar gols decisivos pelo clube, o ex-meia Ricardinho foi novamente trazido para o Corinthians, desta vez por intermédio da parceria com a MSI, um fundo de investimento representado no Brasil pelo empresário iraniano Kia Joorabchian.

A segunda passagem de Ricardinho pelo Corinthians não atendeu às expectativas, com o meia apresentando atuações discretas e contribuindo para o congestionamento no setor. Após retornar da Copa do Mundo da Alemanha, o jogador foi afastado do elenco pelo técnico Geninho. Em agosto de 2006, foi contratado pelo Besiktas, da Turquia.

Cláudio

x

Arquivo Corinthians

Revelado pelo Santos, Cláudio, conhecido como "Gerente", solidificou-se como o maior artilheiro da história do Corinthians, registrando 305 gols ao longo de sua trajetória. Sua chegada ao clube do Parque São Jorge ocorreu em 1945, após sua segunda passagem pela equipe santista.

Além de ser o maior artilheiro do clube, Cláudio também disputou 550 jogos. Durante sua trajetória, conquistou títulos como o Rio-São Paulo em 1950, 1953 e 1954, além dos Campeonatos Paulistas de 1951, 1952 e 1954. Sua última partida como jogador do Timão foi na final do estadual de 1957, após a qual assumiu o comando técnico da equipe.

Deivid

x

Divulgação/Corinthians

Deivid foi contratado pelo Corinthians aos 22 anos, proveniente do Santos, em julho de 2007. Sua chegada foi marcada por polêmicas, atrasando-se na apresentação devido à pendência contratual: o clube corinthiano buscava uma liminar para assegurar 50% dos direitos econômicos do jogador, obrigando-o inicialmente a se apresentar na Vila Belmiro.

Ao vestir a camisa do Corinthians, o ex-atacante acumulou 99 jogos, 37 gols e a conquista de três títulos: Paulista de 2003, Torneio Rio-São Paulo de 2002 e Copa do Brasil de 2002. Deivid ocupou a posição de 68º maior artilheiro na história do Corinthians e figurou como o 40º atacante que mais deixou sua marca nas redes pelo clube.

Fábio Costa

x

Agência Corinthians

Ídolo no Santos, Fábio Costa foi vital no rival corinthiano na conquista do Brasileiro de 2002. Contudo, sua relação com a torcida santista sofreu um abalo em 2004, quando o goleiro transferiu-se para o Corinthians. Sua chegada ao Timão coincidiu com o início do período de ambições maiores do clube, impulsionado pela parceria com a MSI.

Em 2005, viveu um grande ano no Corinthians, conquistando o título do Brasileirão. Ele esteve envolvido no lance controverso da competição, relacionado ao suposto pênalti não assinalado em Tinga durante o confronto direto com o Internacional. Ao final da temporada, retornou ao Santos, totalizando 118 jogos pelo Timão.

Edu Dracena

x

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

O ex-zagueiro Edu Dracena chegou ao Corinthians aos 33 anos, em 2015, após rescindir seu contrato com o Santos, motivado por atrasos salariais. A contratação de Dracena tornou-se uma prioridade para o clube alvinegro quando Anderson Martins teve de retornar ao Al-Jaish, do Catar.

Pela equipe alvinegra, Edu Dracena fez 33 jogos, sendo titular em 26 ocasiões, além de ter marcado dois gols e conquistado o Campeonato Brasileiro de 2015. Porém, ao término da competição, o jogador solicitou a rescisão de seu contrato com o clube, alegando falta de espaço na equipe.

Veja mais em: Corinthians x Santos e Giuliano.

Veja Mais:

  • Corinthians venceu o Argentinos Juniors na noite desta terça-feira

    Corinthians aproveita presentes, goleia Argentinos Juniors e está no mata-mata da Sul-Americana

    ver detalhes
  • Cássio durante aquecimento do jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors

    Cássio mantém suspense sobre futuro no Corinthians e promete falar 'no momento certo'

    ver detalhes
  • Romero acabou sendo o pior avaliado entre os titulares do Corinthians

    Artilheiro da noite é eleito craque em vitória na Sul-Americana e atacante leva a pior; veja notas

    ver detalhes
  • António Oliveira aprovou o desempenho da equipe diante do Argentinos Juniors

    António Oliveira aprova goleada do Corinthians e vê elenco no caminho certo após críticas

    ver detalhes
  • António Oliveira comemora um dos gols do Corinthians na vitória sobre o Argentinos Juniors

    Fiel elogia 'feijão com arroz' de António Oliveira em vitória do Corinthians na Sul-Americana; veja

    ver detalhes
  • Yuri Alberto iguala Jadson e se torna quarto maior artilheiro da Neo Química Arena

    Yuri Alberto iguala Jadson e se torna quarto maior artilheiro da Neo Química Arena; veja lista

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: