Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians conquistava o primeiro campeonato nacional há exatos 33 anos; relembre o título marcante

940 visualizações 22 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O 'gol do título' de 1990 foi marcado por Tupãzinho, no Morumbi

O 'gol do título' de 1990 foi marcado por Tupãzinho, no Morumbi

Daniel Augusto Jr.

O dia 16 de dezembro é muito especial para o torcedor corinthiano. Além do Mundial de Clubes, conquistado em 2012, o jogo do título do Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro do Timão, aconteceu nesta mesma data.

O ídolo e protagonista na conquista daquele campeonato, o craque Neto, foi às redes sociais e relembrou com muito carinho das taças erguidas no passado, neste mesmo dia do ano.

“16 de dezembro, um dia especial na minha vida e muito marcante na história do Corinthians. Nessa data conquistamos o nosso primeiro Brasileirão e também o BiMundial com o gol do Guerrero contra o Chelsea. Jamais esquecerei ambas as datas: uma jogando e a outra comentando na TV”, relembrou o ídolo, agora comentarista e apresentador na TV Bandeirantes - veja a publicação abaixo.

Naquela ocasião, o Corinthians ainda tinha a fama de ‘time estadual’ para os rivais, já que nunca havia ganhado uma competição nacional. Então, a equipe comandada por Neto, dono da camisa 10, superou o São Paulo na final e ficou com o título. Vale lembrar que naquela época, o Campeonato Brasileiro possuía fase de grupos e mata-mata nas finais.

Apesar do Timão não ter um grande elenco, recheado de estrelas como no caso do rival, a equipe conseguiu se firmar ao longo da competição e conquistou uma sequência de 11 jogos sem derrotas, classificando-se para o quadrangular final.

Mesmo não sendo o favorito, no modo Corinthians de ser, os jogadores alvinegros superaram o Atlético-MG, time que obteve a melhor campanha na classificatória, nas quartas de finais. O jogo foi histórico: o Timão começou perdendo em casa, na primeira partida da decisão, mas virou com dois gols de Neto nos 15 minutos finais da partida. Na volta, no Mineirão, o Timão segurou o placar e conseguiu um empate em 0 a 0.

Já nas semifinais, contra o Bahia, os mesmos placares: vitória por 2 a 1 em casa, no Pacaembu, e no segundo duelo, mais um empate sem gols, sendo garantida a vaga para a final da competição. E foi justamente contra um dos maiores rivais, o São Paulo, que o Timão conquistou seu primeiro campeonato nacional.

Na primeira partida da final, Wilson Mano cabeceou para o gol após cobrança de falta de Neto e a partida terminou em 1 a o. No segundo duelo, no Morumbi, Tupãzinho marcou e garantiu o título para o Corinthians em mais uma vitória pelo placar mínimo.

O título é relembrado até hoje por todos corinthianos que tiveram a oportunidade de acompanhar aquele histórico time. Além do protagonista, Neto, outros nomes daquele elenco ficaram marcados na história do clube, como nos casos de Ronaldo Giovanelli, Wilson Mano e Tupãzinho.

Veja a publicação de Neto

Veja mais em: Jogos Históricos, História do Corinthians, Neto e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Cássio teve uma reunião com a diretoria alvinegra nesta quarta-feira

    Cássio avisa que vai deixar o Corinthians; diretoria busca molde para saída

    ver detalhes
  • Yuri Alberto não vê um cenário no Corinthians sem a presença de Cássio

    Yuri Alberto sai em defesa de Cássio e revela conversa com elenco do Corinthians sobre futuro

    ver detalhes
  • André Santos, ex-lateral do Corinthians, foi quem levou Eduardo Tanque ao Corinthians no fim de 2019

    Corinthians rescinde contrato de atacante ex-Sub-23; atleta custou R$ 500 mil ao clube

    ver detalhes
  • Yuri Alberto revelou que não está 100% fisicamente

    Atacante do Corinthians revela atual condição física e relembra dores no início do Brasileiro

    ver detalhes
  • Cássio durante aquecimento do jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors

    Cássio mantém suspense sobre futuro no Corinthians e promete falar 'no momento certo'

    ver detalhes
  • Félix Torres é substituído no intervalo e se torna preocupação para sequência do Corinthians

    Félix Torres é substituído no intervalo e se torna preocupação para sequência do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: