Venha fazer parte da KTO
x

Preparador comenta evolução de goleiro do Corinthians e cita até influência de Cássio para destaque

5.7 mil visualizações 20 comentários Reportar erro

Matheus Corrêa é o único representante do Corinthians na Copa do Mundo Sub-17

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O torcedor corinthiano se acostumou a ver excelentes goleiros embaixo da trave vestindo o manto alvinegro. Ainda usufruindo de Cássio no profissional, vê na base outros arqueiros que podem vir a orgulhar a Fiel no futuro. É o caso de Matheus Corrêa, da categoria Sub-17, que brilhou ao defender quatro pênaltis na semifinal do Paulista da categoria e garantir a classificação do Timãozinho.

O que poucos sabem, no entanto, é que a história poderia ter sido outra. O jovem nascido em 2006 não era dos mais visados na base até 2023, assumindo a titularidade apenas com a lesão de Cauã Vasconcellos. O Meu Timão conversou com Nelcirio Franck, preparador de goleiros da categoria, que contou que foi ele quem bancou Matheus Corrêa.

"O Matheus era um goleiro que, no Sub-17, poucas pessoas acreditavam. Foi um goleiro em quem apostei muito, mesmo indo contra muitas pessoas de dentro do clube que achavam que ele não iria conseguir suportar. Não que não acreditassem no potencial, mas naquele momento achavam que ele não conseguiria suportar a demanda que teríamos pela frente, de Brasileiro e Paulista. Foi curioso porque ele evoluiu muito! Amadureceu absurdamente. Acho que em toda a minha carreira como preparador de goleiros nunca vi um atleta amadurecer tão rápido e tão positivamente quanto o Matheus", relata.

Matheus Corrêa está no Corinthians desde os nove anos, chegando ao Sub-17 em 2022. Naturalmente, pouco atuou no primeiro ano de categoria, tendo o salto citado em 2023. O brilho fez com que ele fosse chamado para disputar a Copa do Mundo Sub-17 vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Essa evolução passa principalmente por uma melhora mental, que passou pelos psicólogos do clube e até mesmo Cássio.

"Muitos fatores (da evolução). Dele, da responsabilidade... Ele é de uma origem muito humilde, então acho que ele se pressionava para dar uma vida melhor à família. Quando comecei a entender isso fui ajudá-lo. O Cássio ajudou ele demais, com luvas, e até conseguindo o patrocínio de luvas para ele", conta Nelcirio.

"Uma época o Marcelo Piccione, que era o psicólogo (deixou o Corinthians em junho para trabalhar no Red Bull Bragantino), foi fundamental nesse crescimento psicológico dele para ele conseguir sustentar a pressão e se abrir mais. Tem uma gama de profissionais que ajudaram ele a crescer. Mas o mérito é dele, porque ele conseguiu assimilar tudo isso e foi absurdo no Campeonato Brasileiro e Paulista, conseguindo uma vaga na Seleção", emenda.

O desempenho fez com que Matheus Corrêa assinasse seu primeiro contrato profissional com o Corinthians, válido até 2026. Apesar de chamar atenção em campo, fora dele o goleiro é bastante tímido e Nelcirio relembra que a principal dificuldade em trabalhar com ele foi ultrapassar essa barreira:

"Ele era muito tímido e era muito difícil acessá-lo, então às vezes ficava bravo com ele e dava bronca por ele não entender o contexto do trabalho e aí ele se perdia ainda mais. Aos poucos você vai entendendo a pessoa e quando comecei a entendê-lo ele ainda estava descoordenado por ter o estirão de crescimento. Quando comecei a entendê-lo, comecei a conversar mais, fui deixando ele mais à vontade para que ele pudesse errar, para ficar tranquilo".

Nesse momento o arqueiro se prepara para enfrentar a Inglaterra nesta sexta, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Sub-17. Phelipe Leal deve colocar o goleiro entre os titulares na partida, que acontece às 9h (de Brasília). Com uma vitória e uma derrota, se o Brasil não bater os europeus estará eliminado da competição.

Enquanto isso, no Corinthians, o Sub-20 está de férias e o Sub-17 disputa a Copa Vosso Canal, em Ourinhos, interior de São Paulo. Por estourar a idade dos mais novos, passa a integrar a equipe de juniores em 2024. Não é figura certa na Copinha, já que a categoria possui uma "hiperlotação" de goleiros. Ainda assim, pode conquistar espaço no decorrer da temporada.

Veja mais em: Corinthians Sub-17 e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Gabriel Moscardo foi inscrito pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro

    Corinthians inscreve volante e goleiro no Campeonato Brasileiro; veja a lista completa

    ver detalhes
  • O Corinthians se dedica exclusivamente ao Brasileirão nas próximas semanas após classificações na Copa do Brasil e Sul-Americana

    Corinthians retoma foco no Brasileirão de olho na última meta esportiva de 2024

    ver detalhes
  • O Corinthians seguiu os trabalhos no CT Joaquim Grava

    Corinthians faz último treino antes de jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Ruan Oliveira fez a primeira corrida no gramado após grave lesão no joelho

    Corinthians atualiza quadro médico de Ruan Oliveira após grave lesão no joelho

    ver detalhes
  • Romero será desfalque no Corinthians por pelo menos dois jogos

    Atacante do Corinthians é convocado pela seleção do Paraguai para Data Fifa de junho; confira

    ver detalhes
  • Igor Coronado mudou-se muito cedo para a Inglaterra, mas não conseguiu ter sucesso a nível profissional por lá

    Do início difícil na Europa ao desembarque no Corinthians: pai de Coronado conta história do meia

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: