Venha fazer parte da KTO
x

Conselheiras do Corinthians leem carta contra contratação de Cuca durante reunião do Conselho; veja

5.1 mil visualizações 138 comentários Reportar erro

Por Mayara Munhoz e Rodrigo Vessoni

O Corinthians aprovou suas contas de 2022 na reunião do Conselho Deliberativo na noite desta segunda-feira, no Parque São Jorge. Durante o encontro, a conselheira Ana Lucia Tomé Orfão, conhecida como Analu, leu uma carta com uma mensagem contra a contratação do técnico Cuca.

A carta foi assinada por Analu e mais duas conselheiras, Susy Miranda e Renata Ribeiro Rainone. O texto fala mais sobre o Corinthians do que sobre o treinador, envolvido em caso de abuso sexual de uma criança de 13 anos na Suíça, em 1987.

"Viemos aqui para falar menos do Cuca e mais do Corinthians! Cuca seguirá a vida dele. É passageiro como qualquer outro técnico, jogador, diretor e até nós, conselheiros e conselheiras. O Corinthians é o que fica. O Corinthians hoje não é uma lição... Para além do Cuca, o Corinthians tomou uma decisão que simbolicamente passa a pior mensagem possível. A pior mensagem para as mulheres. A pior mensagem para o mercado, para sua marca, para seus patrocinadores ou qualquer outra coisa que lhes pareçam mais relevantes do que a nossa dignidade como mulheres", diz um trecho - confira na íntegra abaixo.

Após a reunião, Analu conversou ao vivo com o Meu Timão e contou como foi a recepção da carta por parte dos conselheiros. Importante lembrar que 230 conselheiros marcaram presença na reunião desta segunda-feira.

"Eu li essa carta e foi muito bem recepcionada, todo mundo ficou quieto e ouviu. O presidente (Duilio Monteiro Alves) estava lá e prestou atenção. Fomos bem aplaudidas no final, muitas pessoas dando parabéns. A gente sabe que tem muitas pessoas que não são a favor da contratação do Cuca, mas preferem se calar muitas vezes para não comprar briga. Mas, a gente sabe que tem muitos conselheiros que são contra também, não pelo Cuca em si, mas pelo que representa. Eu sempre falo que fala mais do Corinthians do que do próprio Cuca, então, o problema é nós Corinthians aceitarmos esse tipo de situação dentro do clube, que sempre lutou contra todos esses tipos de preconceitos e tudo mais", ressaltou a conselheira.

"Muita gente fala assim 'poxa, ele passou por tantos clubes e ninguém falou nada', mas o Corinthians é igual aos outros clubes? Não. O Corinthians é muito mais que um clube, como diria o Socrátes, é um estado de espírito. Para nós corinthianos é muito sério isso, a gente lutar contra o preconceito, contra o racismo, contra as diferenças. É um time que sempre acolheu e é por isso que tudo no Corinthians é mais grande que nos outros clubes por que o Corinthians é grande quando levanta a sua bandeira", completou Analu.

Além do manifesto por parte das conselheiras, um grupo de cerca de 25 torcedores protestou na frente do Parque São Jorge na noite desta segunda-feira. Além de faixas com "Fora, Cuca", o grupo também criticou Duilio Monteiro Alves.

Confira a carta das conselheiras do Corinthians na íntegra

"Não somos lacradoras"
CONSELHEIRAS: Ana Lucia Tomé Orfão, Susy Miranda e Renata Ribeiro Rainone

Estamos aqui convidando vocês todos a refletir. Olhem para os lados. Percebam bem este ambiente. Vocês conseguem contar nos dedos quantas de nós somos mulheres. Somos hoje a maioria da torcida, mas imensa e esmagadora minoria em qualquer instância de representação, inclusive no Conselho do Sport Club Corinthians Paulista. Sim, o Time do Povo! O Corinthians ainda precisa olhar para dentro de si.

A repercussão da contratação do treinador Cuca não foi a mesma em nenhum dos clubes por onde passou. Vejo muitas pessoas dizendo isso. Por que só no Corinthians isso causou imensos debates e constrangimentos?

Senhores que aqui estão, seria o Corinthians um clube como outro qualquer? É claro que não! O Corinthians possui uma história única, não apenas no Brasil, mas no mundo. O maior ativo do Corinthians, aquilo que nos torna diferentes, aquilo que nos faz reconhecidos e reconhecidas nos
quatro cantos do planeta, não são nossos troféus, nosso clube social, nosso estádio, ou os jogadores que por aqui passaram. O que nos faz especial é a nossa história!

O Corinthians, ao longo dos anos, se tornou o time das maiorias. Mas também se consagrou como o time das minorias. Das maiorias numéricas, mas das minorias em termos de representação. É para isso que existimos. Foi para isso que surgimos.

Porque o Corinthians é mais do que um time de futebol. O Corinthians é uma causa!

Fazemos tudo por amor! Amor ao Corinthians. Nosso passado não é uma bandeira? Nosso presente não deveria ser uma lição?

Viemos aqui para falar menos do Cuca e mais do Corinthians!

Cuca seguirá a vida dele. É passageiro como qualquer outro técnico, jogador, diretor e até nós, conselheiros e conselheiras. O Corinthians é o que fica. O Corinthians hoje não é uma lição. Para além do Cuca, o Corinthians tomou uma decisão que simbolicamente passa a pior mensagem possível. A pior mensagem para as mulheres. A pior mensagem para o mercado, para sua marca, para seus patrocinadores ou qualquer outra coisa que lhes pareçam mais relevantes do que a nossa dignidade como mulheres.

O Corinthians já perdeu. Perdeu mais do que um jogo. Mais do que uma vaga na próxima fase, mais do que um campeonato. O Corinthians tem perdido o que ele tem de mais valioso que é o seu caráter. Esperamos sinceramente que não recebamos, daqui por diante, a derradeira ofensa de dizerem que estamos torcendo contra o Corinthians.

Sempre torceremos a favor do Corinthians. Se esperássemos alguma recompensa por torcer para o Corinthians já teríamos morrido de tanto esperar. Iremos torcer para o Corinthians com o mesmo amor de sempre. Carregando o Corinthians em nossos braços.

Somos as mães que embalam o sonho e o amor das próximas gerações de corinthianos. Somos as filhas de vocês que vão ao estádio e não querem ser ofendidas.

E acima de tudo, nós somos nós mesmas. Nós somos mulheres. Se chegamos até aqui foi por imenso amor pelo Corinthians. Lutando contra tudo e contra todos.

Nós corinthianas seguiremos a nossa luta. Falamos aqui por milhões de mulheres. Nós exigimos respeito!

VAI CORINTHIANS

Veja mais em: Cuca, Diretoria do Corinthians e Parque São Jorge.

Veja Mais:

  • Jheniffer anotou o gol da vitória do Corinthians no Dérbi

    Corinthians vai 'da água para o vinho' no segundo tempo e vence o Dérbi pelo Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Vinicius Manfredi de Azevedo será o novo superintendente de marketing do Corinthians

    Corinthians define novo superintendente de marketing; veja quem é

    ver detalhes
  • António Oliveira gritando bastante irritado à beira da Arena

    Corinthians vira o pior ataque do Campeonato Brasileiro; situação do clube na tabela se complica

    ver detalhes
  • Santos viveu seu auge no Athletico-PR, onde trabalhou com António Oliveira em 2021

    Corinthians coloca goleiro reserva do Fortaleza na mira para janela de julho; entenda

    ver detalhes
  • Matheus Donelli tem contrato com o Corinthians apenas até 5 de janeiro de 2025

    Corinthians encaminha renovação do contrato de Matheus Donelli; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Flavio Adauto, Fran Papaiordanou e Carlos Roberto Auricchio, conhecido como "Nenê do Posto", terão mais influência no dia a dia do futebol profissional do Corinthians

    Augusto Melo dará espaço no futebol a conselheiros vitalícios por apoio político; veja quem são

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: