Venha fazer parte da KTO
x

Seleções podem desfalcar times por até 25 jogos em 2020; Corinthians tem sete no radar

22 mil visualizações 83 comentários Reportar erro

Fagner e Cássio estiveram com a Seleção Brasileira na Copa América

Fagner e Cássio estiveram com a Seleção Brasileira na Copa América

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou seu calendário do futebol para 2020 nesta quinta-feira e, de acordo com as datas elencadas ali, pode desfalcar clubes nacionais por até 25 jogos durante toda a temporada. Levando em conta que o Timão vai terminar 2019 com 72 partidas oficiais, o montante pode chegar a 1/3 dos compromissos da equipe.

A novidade propagada pela entidade no anúncio foi que não haverá jogos marcados durante as Datas-Fifa. Ainda que isso realmente esteja previsto, o futebol brasileiro não vai parar em meio às realizações do torneio Pré-Olímpico, entre janeiro e fevereiro; da Copa América, entre junho e julho; e da Olimpíada de Tóquio, entre julho e agosto - veja mais abaixo.

Dentre os nomes cotados entre os convocados para as competições, o Corinthians pode se ver sem sete atletas intercalados nesses períodos. Cássio e Fagner são presenças frequentes no Brasil e podem ir para a Copa América, assim como Sornoza, pelo Equador.

Já entre os sub-23, Pedrinho e Mateus Vital são cotados para a equipe de André Jardine, enquanto Bruno Méndez (Uruguai) e Ángelo Araos (Chile), emprestado à Ponte até dezembro, têm idade para reforçar seus respectivos países. A boa notícia é que apenas duas seleções garantem vaga nos Jogos via Pré-Olímpico, limitando a ausência a no máximo três dos quatro selecionáveis.

Veja de forma detalhada os jogos que os atletas podem perder:

Pré-Olímpico (18/1 a 8/2) - desfalca por até seis jogos

Caso Brasil, Chile ou Uruguai disputem até o final do torneio na Colômbia, os atletas ficariam indisponíveis para as cinco primeiras rodadas do Campeonato Paulista. Além disso, está prevista para o dia 5 de fevereiro a disputa do jogo de ida da Pré-Libertadores, da primeira fase da Sul-Americana e da primeira fase da Copa do Brasil, três competições que podem fazer parte do calendário do Corinthians caso a equipe não termine o Brasileiro no G4.

Copa América (12/6 a 12/7) - desfalca por até dez jogos

O torneio de seleções sul-americanas, que será disputado na Colômbia e na Argentina, será realizado durante nove rodadas do Campeonato Brasileiro, da sétima até a 15ª. Cássio e Fagner estão há anos sendo chamados por Tite, enquanto Sornoza voltou a ser lembrado pela seleção equatoriana nas duas últimas convocações.

Além das nove rodadas já asseguradas, a sexta jornada do Brasileiro 2020 está marcada para o dia 10/6, entre o segundo amistoso de preparação e o início do torneio. Ou seja, a não ser que Tite libere atletas do país a se apresentarem apenas dois dias antes da competição, sem jogar os duelos preparatórios, os convocados perderiam mais um jogo do Nacional.

Olimpíadas (22/7 a 8/8) - desfalca por até nove jogos

Prevista no calendário das duas melhores equipes do Pré-Olímpico, a disputa do futebol nos Jogos Olímpicos também pode fazer estrago no elenco dos brasileiros. Com o mesmo quarteto do Pré possivelmente disputando o torneio em Tóquio, o Timão pode se ver sem seus atletas por mais nove jogos, logo depois da Copa América.

O torneio compreende obrigatoriamente as duas partidas das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana de 2020, marcadas para os dias 22 e 29 de julho, a partida de volta das quartas e as duas semifinais da Copa do Brasil, pré-agendadas para os dias 26/7, 5 e 12/8. Além disso, a 17ª e a 18ª rodadas do Brasileiro serão realizadas neste período.

A preparação das equipes para o torneio ainda pode aumentar o número de jogos. Prevista para o outro lado do mundo, a competição no Japão deve reunir o elenco convocado ao menos uma semana antes do seu início, o que pode levar os atletas a não jogarem a ida das quartas da Copa do Brasil, marcada para o dia 15/7, e a 16ª rodada do Brasileiro, em 19/7.

Para efeito de comparação, em 2016, quando os Jogos foram realizados no Rio de Janeiro, o elenco se apresentou duas semanas antes do início da disputa. O último a chegar foi o meia Renato Augusto, justamente uma semana antes da estreia.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians, Pedrinho, Cássio, Mateus Vital, Fagner, Ángelo Araos, Bruno Méndez e Sornoza.

Veja Mais:

  • Cássio segura uma placa com a camisa comemorativa aos seus 712 jogos pelo Corinthians

    Cássio se despede do Corinthians com camisa especial, emoção e promessa de busto no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Cássio e Fagner atuaram 498 vezes juntos pelo Corinthians

    Cássio e Fagner encerram parceria no Corinthians sendo dupla que mais atuou pelo clube; confira

    ver detalhes
  • Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    Ex-zagueiro do Corinthians é eleito melhor jogador da temporada em clube inglês

    ver detalhes
  • Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    Zagueiro do Arsenal lamenta saída de Cássio e deseja sucesso na sequência da carreira

    ver detalhes
  • Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    Corinthians segue preparação para duelo válido pela Copa do Brasil com garotos da base

    ver detalhes
  • Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    Cássio afirma que pendências financeiras foram resolvidas antes de saída do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: