Venha fazer parte da KTO
x

Acosta, ex-jogador do Corinthians

Alberto Martín Acosta Martinez

1977-01-13

Jogador de futebol

Male

Informações pessoais

Nome completo: Alberto Martín Acosta Martinez

Nacionalidade: Uruguai

Posição: atacante

Data de nascimento: 13 de janeiro de 1977

Idade: 47 anos

Estatísticas de Acosta com a camisa do Corinthians

Jogos pelo Corinthians: 38

Resultados: 23 vitórias, 9 empates e 7 derrotas

Aproveitamento de pontos conquistados: 68.42%

Títulos de Acosta conquistados no Corinthians: 1 relembre

  • Brasileirão - Série B 2008

Gols de Acosta pelo Corinthians: 8 relembre

Cartões Amarelos: 4

Cartões Vermelhos: 1

Estreia de Acosta pelo Corinthians

Acosta estreou no Corinthians em 17 de janeiro de 2008. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o Corinthians venceu Guarani por 3 a 0, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 2008. Na ocasião, o jogador de 31 anos começou a partida entre os titulares no Morumbi.

Última partida de Acosta pelo Corinthians

Acosta no Corinthians em 02 de agosto de 2008. Em sua última partida disputada pelo Timão, o Corinthians empatou com o Criciúma em 0 a 0, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Série B de 2008. Durante a partida, Acosta, com 31 anos, entrou em campo após começar a partida no banco de reservas, no lugar de Diogo Rincón no Pacaembu.

Estatísticas de Acosta no Corinthians por temporada

que atuaram pelo
Ano Jogos Gols Amarelos Vermelhos
2008 38 8 4 1

Estatísticas de Acosta no Corinthians por competição

que atuaram pelo
Competição Jogos Gols Amarelos Vermelhos
Campeonato Paulista 15 2 3 0
Campeonato Brasileiro 11 1 1 1
Copa do Brasil 11 4 0 0

Biografia

Filho do volante Alberto Acosta, que atuou no Corinthians e Náutico nas décadas de 1980 e 1990, Beto Acosta iniciou sua carreira no Defensor Sporting em 1994.

Em 1997, foi para o Platense. No ano seguinte, para o Cerrito, onde conquistou o Campeonato Uruguaio da segunda divisão, em 2003. Já em 2005, transferiu-se para o Peñarol, clube pelo qual conquistou a Copa Montevideo, em 2006.

No início de 2007, após uma rápida passagem pelo ASKO Kara, de Togo, Acosta transferiu-se para o Náutico, onde se transformou em grande ídolo. Depois de marcar alguns gols no Campeonato Pernambucano da ocasião, o atacante destacou-se no Campeonato Brasileiro da Série A, com 19 gols.

Assim, sagrou-se artilheiro da competição Nacional, ficando atrás, apenas, do atacante Josiel, do Paraná. Com isso, foi indicado ao prêmio de melhor atacante do campeonato pela premiação Bola de Prata da Placar, garantindo a nomeação. Também foi indicado à premiação oficial da CBF.

Graças ao bom futebol demonstrado, passou a ser sondado por outras grandes equipes do futebol brasileiro. Santos, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo foram alguns dos clubes que demonstraram interesse. Mas foi o Corinthians, no entanto, que, em 2008, adquiriu o atleta. Na equipe paulista, Acosta disputou o Campeonato Brasileiro da segunda divisão, mas, depois de algumas partidas, acabou indo para a reserva.

Acosta ficou marcado por ser um jogador de grande velocidade. Mesmo não sendo titular, marcou gols importantes durante a Copa do Brasil, em 2008, quando formava dupla com o argentino Herrera. Ambos foram importantes para que o Corinthians chegasse à final da competição, quando o Timão teve de se contentar com a vice-colocação. Durante a disputa do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, o atacante sofreu uma fratura na perna, mas, ainda assim, conquistou o título. Também foi campeão do Campeonato Paulista, em 2009.

A passagem do uruguaio pelo Parque São Jorge não foi das melhores. O jogador, que tinha um dos mais altos salários do elenco, não repetiu as atuações que exibia no Náutico. Recuperado de lesão, voltou a trabalhar com os companheiros, entretanto, o Timão já havia ido às compras e contratado atacantes como Souza, Jorge Henrique e, principalmente, Ronaldo Fenômeno. Dessa forma, o atleta não chegou a ser utilizado pelo técnico Mano Menezes e, com pouco espaço no clube, com quem tinha contrato até o final de 2009, pediu para ser liberado.

Em maio de 2009, Acosta retornou por empréstimo ao Náutico,time que o projetou para o Brasil. No entanto, como não conseguiu manter uma boa sequência de jogos devido ao acúmulo de lesões sofridas, foi devolvido ao Corinthians em setembro. Em outubro, retornou ao Náutico, mas ao final do ano, com o rebaixamento do clube pernambucano para a Série B do Campeonato Brasileiro, regressou ao Corinthians.

Em fevereiro de 2010, cogitou-se sua ida para o Oeste de Itápolis, porém com indefinição na liberação por seu clube uruguaio, o Cerrito, Acosta permaneceu no Uruguai, chegando a fazer parte do elenco do Defensor.

Atualmente, aos 42 anos, Acosta ainda não se aposentou e segue jogando no Brasil. No início de 2019, ele acertou com o Independente Turucuí, do Pará, e disputou o campeonato estadual com a equipe.

Últimas atuações de Acosta pelo Corinthians

Como foi o Acosta jogando no Corinthians?